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Carol Reed (1906-1976)

I give the public what I like, and hope they will like it too." – Carol Reed (1906-1976)


O diretor Carol Reed (1906-1976) dirigiu 34 longa-metragens ao longo de sua carreira, mas sua arte revelou-se apenas num fugaz momento logo após o fim da Segunda Grande Guerra. No período de três anos Reed emplacou três grandes filmes: Odd Man Out, The Fallen Idol e The Third Man, os dois últimos em parceria com o escritor Graham Greene (1904-1991).


Odd Man Out (1947): Líder nacionalista irlandês ferido tenta fugir da polícia após um assalto fracassado em Belfast. Tal como na tragédia clássica, a narrativa preocupa-se com as consequências irreversíveis de um erro inicial. O filme deixa a sensação amarga de que apenas uma maldição histórica especial, um destino infeliz e predeterminado, pode explicar a guerra. Cinematograficamente impressionam os efeitos obtidos no uso de iluminação criando contrastes chiaroscuro e da composição desbalanceada e claustrofóbica.


The Fallen Idol (1948): Mordomo de embaixada francesa em Londres é suspeito em aparente acidente mortal de sua esposa, sendo a única testemunha um menino impressionável. Exemplo de como pais ausentes podem levar seus filhos a idolatrar quem não deveriam. E o menino aprenderá que o homem não é o que deseja parecer aos outros ou a si mesmo. Somos todos Adão e Eva, escondidos da face de Deus, e a questão é se você se levantará amanhã mais triste, mas mais sábio por causa desse conhecimento.


The Third Man (1949): Romancista viaja para a sombria Viena do pós-guerra, apenas para se ver envolvido na misteriosa morte de um velho amigo. O filme estuda os efeitos da corrupção econômica e social do pós-guerra numa capital europeia outrora grandiosa, mas agora repleta de escombros (Roma para os neorrealistas, Viena para Reed). Mesmo distante daquela guerra, o filme segue atual apresentando a imorredoura corrupção humana: diabólica, maliciosa e irremediável. Destaque para a cena da roda gigante, quando o vilão olha para a multidão lá embaixo como meras formigas, sem sentido, fáceis de esmagar.

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