Personagens Principais Pip – órfão, pobre, protagonista e narrador da história Estella – bela jovem, enfermeira de Havisham, objeto de desejo de Pip Senhorita Havisham – rica excêntrica e insana Abel Magwitch – criminoso fugitivo, influenciará a vida de Pip Joe Gergery – ferreiro, bondoso cunhado de Pip Personagens Secundárias Senhora Joe – irmã de Pip, esposa de Magwitch, violenta e abusiva Biddy – jovem amiga de Pip, de caráter oposto ao de Estella Herbert Pocket – parente afastado de Havisham, amigo de Pip Jaggers – poderoso advogado, intermediário entre Pip e seu benfeitor Wemmick – funcionário de Jaggers, amigo de Pip Dolge Orlick – ajudante de Joe, encanação do mal Tio Plumblechook – tio de Joe, pomposo e arrogante Compeyson – criminoso, antigo cúmplice de Magwitch Bentley Drummle – tolo, arrogante e cruel, casa-se com Estella Molly – empregada de Jaggers, mãe de Estella
Interpretação O romance revela a transformação de Pip. Uma criança sensível, ignorante, impressionável, temerosa e com uma irritante tendência a autopiedade, vai se transformar em um homem maduro, consciente de seu lugar no plano da realidade.
A impressão causada pelo mundo de Miss Havisham e Estella, tão diferente do conhecido por Pip até então, cria-lhe um orgulho exacerbado, contrário até a sua natureza bondosa. Ele desenvolve ambições além do que seu grau de poder permitia desejar. Antes satisfeito com a perspectiva de trabalhar na ferraria, Pip passa a considerar este trabalho indigno. Ele não dá mais valor à possibilidade de ser aprendiz de Joe, ao amor que este lhe dispensa, à sorte de ter recebido a bolsa de Havisham financiando seu aprendizado, e ao amor de Biddy. Até a tentativa de assassinato da irmã, que lhe atormentava, lhe favoreceu, mas nada abrandou seus desejos irreais.
Mas o impossível acontece: a anônima patronagem de Magwitch apresenta-se como a oportunidade de realizar suas ambições. Mas Pip consegue apenas enxergar o que quer ver, e equivoca-se nas suposições sobre o presente que recebeu. Pior ainda, desenvolve uma atitude esnobe para com seu meio e até junto aos poucos que realmente lhe querem bem.
Vale notar que, diferentemente de Julian Sorel ou Raskólnikov, Pip não faz uso de meios ilegítimos para buscar seus objetivos. Mas a ilegitimidade dos seus desejos traz infelicidade àqueles a sua volta e a ele próprio.
Apesar de revelar-se consciente dos seus erros, Pip segue, mesmo que infeliz, na busca do seu sonho: tornar-se um cavalheiro, mesmo que sem mérito, e casar-se com Estella, mesmo que esta não lhe ame. Somente a revelação da real identidade de seu patrono o desperta para a realidade. Gradualmente Pip aumenta seu grau de consciência e começa a ver sua condição e as pessoas a sua volta como elas realmente são. Abandona suas ambições, trocando-as por aquilo que antes lhe era factível e desejável, porém é tarde demais. Salvo por Joe, Pip se recompõem materialmente graças ao seu ato de amizade desinteressada de financiar Herbert, que agora lhe estende a mão.
No final, Pip conquista seu sustento, vive além-mar com o casal Pocket que lhe quer bem, e tem na casa de Joe uma família de fato. Apesar de todo seu arrependimento sincero e atos concretos para remediar seus erros, Pip carrega as cicatrizes de sua dolorosa jornada da infância a maturidade. Nada poderia ser mais humano. (a versão final que especula uma eventual ligação com Estella é inferior ao desfecho original onde isso não ocorria)
Como Balzac, Dickens é enaltecido pela capacidade de retratar a sociedade de sua época. Encontramos todo tipo de análise de suas obras, incluindo muitas analogias carregadas de ideologia. Ora retratam Dickens como um delator das mazelas do capitalismo, ora o acusam de moralista e pouco realista. O epiteto de moralista o afastou dos críticos e demais escritores, mas Dickens é adorado pelo público. Grandes Esperanças não dá subsídio para nenhuma destas vertentes. É uma história bem contada com personagens rica e vividamente construídas, tanto que ao longo da história Pip desperta uma miríade de sentimentos – pena, desprezo, raiva, admiração, surpresa – ora fazendo com que torçamos por ele ou que nos distanciemos do seu destino.
Notas
Charles Dickens (1812-1870) nasceu em Portsmouth, Inglaterra.
Escritor, repórter e crítico social, gozou de grande popularidade ainda em vida. O reconhecimento da crítica aumentou no século XX.
De origem humilde, teve que trabalhar ainda adolescente depois da prisão do pai como devedor insolvente.
Aponta as injustiças sem intensão política, pois prega a solução caritativa.
Grande criador de atmosferas e personagens, Dickens escrevia com rapidez construindo enredos por vezes confusos e incoerentes.
Principais obras: Oliver Twist (1837-39 – obra seriada), A Christmas Carol (1843), David Copperfield (1849-50), Bleak House (1852-53), Hard Times (1854), Little Dorrit (1855-57) e Grandes Esperanças (1860-61).
Pip é a típica personagem que apresenta o choque entre suas grandes ambições e baixo poder para concretizá-las. Segue quadro de classificação da personagem conforme seu grau de poder e ambição: