“O mundo é um palco; os homens e as mulheres, meros artistas, que entram nele e saem.” – Jaques (Ato II – Cena VII)
Personagens Principais Duque – exilado Rosalinda (Ganimedes) – filha do Duque banido Orlando – filho do falecido sir Rolando de Boys Frederico – irmão do Duque, usurpador de seus domínios Célia (Aliena) – filha de Frederico Jaques – nobre que vivem com o Duque banido
Personagens Secundárias Guilherme – rústico, apaixonado de Audrey Le Beau – cortesão a serviço de Frederico Carlos – lutador Sir Olivério Sujatexto – vigário Olivério e Jaques – outros filhos do falecido sir Rolando de Boys Amiens – outro nobre que vivem com o Duque banido Adão e Denis – criados de Olivério Toque – bobo Corino, Sílvio e Febe – pastores Audrey – camponesa
Interpretação Como Gostais é uma das comédias mais leves de Shakespeare. O humor lascivo é apresentado de forma divertida, sem as implicações desagradáveis de outras peças. Muitos dos amantes parecem gostar genuinamente uns dos outros, sem carregar as suspeitas defensivas de alguns de seus antecessores shakespearianos. E os vilões, o usurpador Frederico e o malicioso Olivério, passam por mudanças repentinas e milagrosas, após as quais reparam sua crueldade.
Como Gostais apresenta pelo menos seis enredos separados, todos convergentes: Olivério e Orlando, Duque e Frederico, Orlando e Rosalinda, Toque e Audrey, Sílvio e Febe, e o melancólico Jaques: Shakespeare lança fio após fio de trama e personagem, que se entrelaçam na floresta de Arden.
A narrativa soa trivial, mas ganha vida com suas conotações religiosas. Orlando e Rosalinda saem da floresta como Adão e Eva saindo do Jardim do Éden. Mas Arden não é realmente um Éden, e a saída do casal ecoa a ideia da queda afortunada, a sensação de que o pecado de Adão e Eva, embora tenha trazido miséria a eles e aos seus descendentes, também abriu o caminho para a Segunda Vinda, uma redenção final. O disfarce de Rosalinda como Ganimedes seria uma forma de “encarnação” que a permitiu presidir as múltiplas uniões com que a comédia termina. As conversões de Olivério e de Frederico, atípicas dos personagens que conhecemos no início da peça, também são milagrosas. Como Gostais testa nossa crença na capacidade milagrosa dos seres humanos de se libertarem do ódio e da amargura quando são tratados com amor.
A personagem mais intrigante é Jacques, cuja melancolia remete as personagens existencialistas frequentemente encontradas no drama moderno. Em sua fala do mundo ser como um palco Jacque aponta somente absurdos em cada uma das sete idades do homem, esvaziando a vida humana de sentido, todos no caminho da futilidade e da morte.
Melancólico, cínico e presumido, Jacques é incapaz de mudar pois seu pecado é a acédia.
Notas
William Shakespeare (1564-1616) em Stratford-upon-Avon, Inglaterra. Era católico num mundo protestante.
Shakespeare escrevia, dirigia, produzia e atuava em suas peças. Deixou-nos a maior obra teatral do mundo moderno.
Apesar de serem denominadas como Tragédias, as peças de Shakespeare são Dramas. Pois o que caracteriza a tragédia é a inexistência da malícia humana.
Bons livros para entender Shakespeare: Sobre Shakespeare de Northrop Frye e A Arte Sagrada de Shakespeare de Martin Lings.
Como Gostais, datada de 1599, é uma adaptação livre da novela de Thomas Lodge, Rosalinda, que por sua vez deriva do velho Conto de Gamelyn, de autor desconhecido.
Infelizmente Shakespeare suprimiu o diálogo entre Frederico e o velho religioso, perdendo a oportunidade de exibir uma lição moral, na qual poderia ter encontrado matéria digna de seus mais elevados poderes.